Projeto ONU-CICM

O projeto ONU-CICM está na 5ª edição. Desenvolvido pelos alunos do Ensino Médio e da Educação Fundamental II, propõe a simulação de Sessões da Organização das Nações Unidas (ONU).

A atividade, conhecida como “Modelo das Nações Unidas”, é praticada em várias instituições de todo o mundo. Na Universidade de Harvard, por exemplo, acontece há mais de 50 anos.

O objetivo do projeto é fazer com que os alunos reflitam sobre temas contemporâneos das áreas de direitos humanos, economia, política e meio ambiente. Ao buscar por soluções, os participantes desenvolvem habilidades pessoais como oratória, capacidade de argumentação e negociação, cooperação e liderança.

Assumindo o papel de delegado de uma nação, cada estudante precisa conhecer com profundidade os temas discutidos e a realidade do país que representa, além de compreender o funcionamento real das sessões da ONU, o que exige um eficiente trabalho de pesquisa.

E para assumir os interesses que defendem, os participantes devem se distanciar das próprias convicções e valores. Sempre tendo em vista a construção de um mundo melhor, objetivo principal da ONU. Assim, o projeto valoriza a autonomia e o protagonismo estudantil.

“O projeto faz com que o estudante se sinta responsável pela determinação dos rumos da sociedade internacional, o que aguça seu espírito de responsabilidade e cidadania.”

Rejane da Silva Marques – Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio