História
Em 07 de dezembro de 1937, as religiosas Ursulinas chegaram da Alemanha ao Brasil, com o objetivo de fundar uma escola em São Lourenço, MG - Igreja a serviço da educação.
A instituição foi registrada na Secretaria de Estado da Educação em 24 de março de 1938, com o nome de Colégio Nossa Senhora Auxiliadora. A primeira diretora foi a professora Águeda Gomes Pinto. Na sequência, assumiu o cargo a religiosa ursulina Madre Ambrósia Robig.
Em 15 de outubro de 1940, a Secretaria de Estado da Educação autorizou a alteração do nome do estabelecimento para Colégio Santa Úrsula. E em 09 de setembro de 1941, a escola passou a ser reconhecida oficialmente.
Em 1955, ordens superiores determinaram o retorno das Irmãs Ursulinas. As alemãs voltaram para o seu país de origem, e as brasileiras para Resende, RJ. A instituição só continuou funcionando graças ao empenho do corpo docente, ao incentivo de pessoas amigas ligadas à educação, e à assistência das Irmãs Franciscanas do Educandário São Lourenço.
Em fevereiro de 1956, a Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias do Coração Imaculado de Maria assumiu o colégio, com a direção de Madre Maria Hortênsia Specian. Em 1958, por ato do governador de MG, a instituição passou a ser chamada de Escola Normal do Imaculado Coração de Maria. Alguns anos depois, tornou-se Colégio Normal do Imaculado Coração de Maria. Em 1975, por ato do Secretário da Educação, recebeu a denominação mantida até hoje: Colégio Imaculado Coração de Maria.
Alguém disse que “educar é semear em plena noite”. E nós, Irmãs Franciscanas, temos colhido bons frutos deste plantio desafiador, que não se faz individualmente. Muitos que aqui estudaram são hoje nossos colaboradores, ex-alunos já assumiram salas de aula.
Essa missão de lançar a semente é realizada pela união de esforços e competências. Pela doação generosa e o entusiasmo de cada Irmã que por aqui passou e aqui está, ao lado da atuação efetiva de um corpo docente exímio e incansável.
Diretoras que já passaram por esta casa de educação:
- Águeda Gomes Pinto
- Madre Ambrósia Robig
- Madre Maria Hortênsia Specian
- Irmã Maria Zélia de Paula Silva
- Irmã Maria Clara Rezende
- Irmã Maria Ezelinda Ribeiro
- Irmã Maria Leonilde Veado
- Irmã Maria Isabel de Campos Guerra
- Irmã Maria Cecília Dias Pimentel
- Irmã Maria de Lurdes Nogueira
- Irmã Maria Aparecida de Lourdes Cândido
- Irmã Maria Leonilde Marta Pire
- Irmã Elza Maria Mirandolina
De 16 a 20/ 9 - EDITAL 2025 - PDF