Se a educação sozinha não pode tranformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda.

Paulo Freire

 

Ensino Médio

O Colégio Imaculado Coração de Maria iniciou as atividades no Ensino Médio em 2009, estendendo para tal segmento sua parceria com a Rede Pitágoras.

Mantendo suas convicções de que as habilidades cognitivas devem ser contempladas em consonância com as competências humanas, os alunos usufruem de um ambiente humanizado, pautado na confiança e respeito mútuo. 

Para garantir a excelência nos processos de ensino/aprendizagem, as salas mantêm número reduzido de alunos (máximo 30 alunos), instalações e equipamentos apropriados e corpo docente selecionado pela equipe pedagógica e altamente competente.

Além das disciplinas do Núcleo Básico, os alunos assistem às aulas de Informática e Iniciação á Robótica – Física (Modelix), em laboratórios específicos.

A estrutura física do CICM oferece salas de aula amplas e arejadas, laboratório de ciências da natureza, quadra de esportes, auditório para 300 pessoas, biblioteca com espaço para trabalhos, estudos e pesquisa em horário extraturno.

As aulas acontecem no turno da manhã, segunda, quarta e sexta das 07h30 às 12h40 e terças e quintas-feiras em dois turnos: manhã 07h30 às 12h e tarde 13h20 às 18h40.

Para garantir um ritmo produtivo de estudos os alunos passam por avaliações internas e externas.

Nas avaliações internas, além das provas trimestrais, há os cadernos de provas, simulados fechados (provas com 80 questões objetivas, de todas as disciplinas, aplicadas nos sábados letivos) e simulados abertos (questões dissertativas organizadas por área de conhecimento: linguagens, ciências humanas e da natureza e matemática)

As avaliações externas: PAERP, Simulado ENEM, Simulado ENEM-Vest, Olimpíada Brasileira de Matemática OBM e Olimpíada Brasileira de Astronomia OBA.

Aos alunos do Ensino Médio é permitido passar o recreio na rua, desde que o horário seja cumprido.  Anualmente são eleitos representantes de turmas.

O Projeto Interdisciplinar em 2016 será a ONU-CICM que tem como referência o Projeto JWONU do Colégio Juarez Wanderley – EMBRAER.

Realizamos viagens culturais e educativas para Universidades como: UNIFEI, UNICAMP, INATEL. etc. Visitamos espaços de produção artística como o  Inhotim, Bienais do Livro e Museus.

 Hoje os resultados confirmam a excelência do trabalho realizado:

60% de aprovação em universidades federais

Em 2014, 2015 e 2016 obtivemos a maior média na redação do ENEM de São Lourenço e região.

Maior média de São Lourenço, no ENEM, em linguagens e ciências humanas.