Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante!

Paulo Freire

Educação Fundamental

O Colégio Imaculado Coração de Maria oferece um ambiente agradável e acolhedor, indispensável ao desenvolvimento do aluno. Procuramos aliar o conhecimento científico à sensibilidade, deixada por Francisco de Assis, que valoriza o trabalho, mas livre do sentimento egoísta de posse, inerente ao ser humano, o trabalho com alegria, humanidade, humildade e responsabilidade. Preceitos que procuramos transmitir apoiando projetos desenvolvidos pelo corpo docente, como meio ambiente e desenvolvimento sustentável, objetivando um aprendizado natural integral desde a mais tenra idade.

Fundamental II

     O Colégio Imaculado Coração de Maria, integrado à Rede Pitágoras desenvolve um trabalho qualificado para que os alunos no final do Ensino Médio possam ser aprovados nas melhores universidades do país.

     Além de oferecer ensino de qualidade, a Congregação Franciscana vem acompanhando com excelência as transformações de seus alunos. Dentre seus objetivos estão:

  • A orientação fundamentada em aspectos filosóficos, psicológicos e sociológicos, direcionando para a formação da cidadania;
  • O desenvolvimento intelectual e construção do conhecimento;
  • A preparação para o Ensino Médio e consequentemente o ingresso nas universidades de sua preferência;

 

À formação de indivíduos participativos, responsáveis e flexíveis para enfrentar o novo milênio.

O Colégio sempre se preocupou com as atividades complementares do currículo, tendo em vista o enriquecimento do processo didático-pedagógico. Motivam-se, assim, os alunos a participar de aulas de música, de jogos escolares, da fanfarra, do coral, da tradicional festa junina, do laboratório de informática e laboratório de ciências, e ainda de um calendário organizado pelos professores com uma programação de viagens para que os alunos possam vivenciar na prática o que é estudado em sala de aula.

     Os conteúdos apresentados pela apostila são analisados e discutidos por professores e supervisores, posteriormente apresentando análise do material ao diretor da Rede para possíveis ajustes, atendendo a demanda dos vestibulares e a sequência dos conteúdos apresentados.

     Além da fidelização do material, os professores se comprometem a desenvolver um trabalho assíduo de correção e aplicação de atividades complementares ao conteúdo apresentado.

     O trabalho relevante também neste segmento é o acompanhamento dos alunos em relação à nota e postura apresentados durante a rotina escolar.

       Os alunos tem livre acesso à sala da supervisão para que possam direcionar seus anseios. Os pais e/ou responsáveis agendam sua visita na recepção, para que possam ser atendidos pela Supervisão Escolar, apresentando qualquer dúvida ou questionamento referente à vida escolar de seu filho (a). E os alunos utilizam também a biblioteca com uma auxiliar que fica a disposição para direcionar os trabalhos de pesquisa.

     O Colégio tem em sua grade curricular a disciplina Ensino Religioso acompanhado pela Congregação Franciscana objetivando a aquisição de conhecimentos/saberes, no desenvolvimento de habilidades, atitudes e valores como peças importantes na formação dos indivíduos que conviverão com adversidades das sociedades modernas.

     Neste ano foi adquirido pelo Colégio o material Modelix Robotics, que são peças de montagem de infinitos objetos (ex.: robô, roda gigante, carrossel, etc.), utilizando peças apropriadas, com seus respectivos instrumentos. Esse material ressalta a existência de três pilares fundamentais: a estrutura mecânica, os dispositivos eletrônicos e a programação. A programação controla o micro controlador, que é o cérebro do robô, sendo possível, de forma inteligente, adquirir dados externos do meio no qual o robô está inserido e tomar decisões, que definirão quais ações devem ser executadas e elaborar processos muitos sofisticados.

Neste ano também foi implantado o material da Escola da Inteligência, com os objetivos específicos:

  • Estimular as funções mais importantes da inteligência dos alunos e as características básicas do caráter;
  • Fornecer ferramentas para trabalhar o desenvolvimento emocional;
  • Enriquecer as relações interpessoais.

 As habilidades da Escola da Inteligência são essenciais para o desenvolvimento pessoal, emocional e profissional de nossas crianças e jovens.

 O Colégio também conta com a parceria do Wizard Idiomas e IEB International Education, que são indispensáveis para a compreensão de um mundo cada vez mais globalizado.  Este intercâmbio alia aos princípios educacionais pedagógicos da instituição conveniada, proporcionando formação consistente e uma rica experiência de vida ao aluno.